Projeto Cuidar

A Apae oferta seus serviços a pessoas com deficiência e suas famílias em todo o município de Novo Hamburgo. Assim, na maioria dos casos, a Apae está geograficamente distante da comunidade onde o seu usuário reside e convive. Isto dificulta intervenções que possam ampliar a rede de cuidados e atenção nos territórios. Em muitas situações, encontramos famílias referenciadas aos serviços da Apae, mas não referenciadas nos serviços do seu território, como os serviços de saúde e assistência social. Este falta de referenciamento possibilita a desproteção social. Sobre esta realidade, percebemos a necessidade de fortalecer a rede de serviços a estas famílias, por meio de um trabalho descentralizado da Apae nos territórios.

O Projeto Cuidar se refere ao atendimento descentralizado, ou seja, ocorre nos territórios com a finalidade de facilitar o vínculo entre usuários e serviços, sendo necessária a concretização de parcerias com outros serviços locais a fim de facilitar a inclusão dos sujeitos e/ou famílias em espaços de cidadania (NASCIMENTO, CARVALHO, 2009). Os acompanhamentos territoriais visam facilitar a criação de uma rede de suporte social na promoção da qualidade de vida. O papel do psicólogo junto ao de outros profissionais, vem a ser, então, o de viabilizador de direitos através de práticas que promovam o debate na direção da autonomia e do protagonismo dos usuários.

O Projeto tem por objetivo Proporcionar acompanhamento às famílias apaeanas nos seus territórios, ampliando as possibilidades de cuidado da rede ampliada socioassistencial.

Dança Alemã

Os alunos da APAE têm oportunidade de participarem deste projeto, com ensaios semanais e apresentações em vários locais em Novo Hamburgo e outras cidades. O grupo encanta os mais diversos públicos e auxilia no desenvolvimento das potencialidades de ritmo, coordenação motora, desibinição, entre outras habilidades.

Banda Marcial

O programa é desenvolvido ao longo do ano letivo, com mais de 20 integrantes. O professor de música ensaia semanalmente e a banda se apresenta em vários locais, sempre que convidada. A partir de 2013, com a qualificação do grupo, a banda já se apresenta com evoluções e emociona em todos os locais que se apresenta.

Outros projetos e programas

A cada ano que se inicia, são formados novos grupos de ações com diferentes propostas e públicos. São formações para inserção no mercado de trabalho, grupos de mães na área do artesanato, projetos de estimulação precoce, sempre com a finalidade de melhoria de qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho.