Educação

A Escola Especial de Novo Hamburgo atende crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência intelectual tendo como objetivo desenvolver potencialidades, habilidades e a inclusão social através de diversos níveis pedagógicos de ensino e aprendizagem de acordo com a faixa etária, potencialidade e interesses dos alunos.

Educação Infantil

Promove ações que propiciam o desenvolvimento global da criança, a partir dos três anos de idade, em seus aspectos físico, psíquico, cognitivo e sócio-afetivo, além de oferecer educação infantil especializada e articular ações com a família, comunidade e rede regular de ensino.

Educação Profissional

A Educação Profissional acontece na Apae a partir das turmas de Eja – Descoberta de Habilidades, que tem como foco a identificação dos interesses e potencialidades para o desenvolvimento das competências, estabelecendo relações entre os conhecimentos formais e não formais necessários para execução das atividades laborais e de autonomia. Após essa preparação é realizada a indicação dos alunos para vagas nas empresas que possuem cadastro com o setor do Serviço Social da Apae.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental de nove anos é organizado por ciclos com ênfase nos quatro anos iniciais do ensino fundamental consolida-se na LDB (1996) como segunda etapa da educação básica e realiza-se por meio de propostas curriculares que integram conhecimentos úteis a alfabetização e letramento e exercício da cidadania, incorporados aos valores éticos e estéticos e que contemplem a auto-estima do aluno e atitudes adequadas ao convívio social. O processo de ensino e aprendizagem ocorre a partir de propostas curriculares que façam com que o aluno desenvolva comprometa-se com posturas relevantes para sua vida pessoal e coletiva.

Futsal

As pessoas com deficiência inseridos no mercado de trabalho e os alunos da escola especial participam de projeto de futsal semanalmente, participam de torneios entre as APAEs e outras instituições, sempre com o objetivo de trabalho em equipe e integração e não competitivo. A partir de 2013, os treinos ocorrem na área coberta da própria instituição.

Educação de Jovens e Adultos - EJA

Esta etapa é oferecida a partir dos 15 anos, dando continuidade ao processo de alfabetização e letramento das pessoas com deficiência, abrangendo todas as áreas do conhecimento, organizada na forma de projetos.
A finalidade da EJA é promover a igualdade de oportunidades, criando situações pedagógicas que possibilitem novas inserções em todos os âmbitos da sociedade. (mundo do trabalho, vida social, estética, canais de participação...) e assegurando a abordagem dos conhecimentos e saberes em termos escolares e não escolares.