Saúde

A APAE possui programas de saúde nas diferentes áreas:

Fisioterapia

No setor de Fisioterapia são atendidas crianças, adolescentes e  jovens adultos. Tem como objetivo preservar, manter e/ou realizar a reabilitação da integridade de órgãos, sistemas ou funções. Atua ainda com orientações e apoio conforme as necessidades dos pacientes e da instituição. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-fisio-social para promover melhoria de qualidade de vida. 

Estimulação Precoce

Atende crianças de zero a três anos, onde é realizado um programa de acompanhamento intervenção clinico terapêutica multiprofissional, buscando o melhor desenvolvimento possível, por meio da mitigação de sequelas do desenvolvimento neuropsicomotor, bem como de efeitos na aquisição da linguagem, na socialização e na estrutura subjetiva, podendo contribuir, inclusive, na estruturação do vinculo mãe/bebe e na compreensão e no acolhimento familiar dessas crianças. 

Terapia ocupacional

O serviço de Terapia Ocupacional (TO) tem por finalidade promover um tratamento dirigido às pessoas com limitações físicas, intelectuais e sociais, de diferentes idades, através de ações de prevenção e orientação, proporcionando uma maior funcionalidade e independência no ambiente escolar, familiar, social, de trabalho, lazer e outros espaços de vivência do indivíduo.

Fonoaudiologia

O setor de fonoaudiologia é destinado ao atendimento clinico individual de crianças, adolescentes, jovens e adultos com distúrbios de linguagem compreensiva, além de alterações dos órgãos fonoarticulatorios e funções estomatogmaticas (respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala).

Psicopedagogia

Compreende o sujeito na construção de suas aprendizagens e as possibilidades de intervenção diante das dificuldades escolares. Considerando o diagnostico como uma  investigação, uma analise importante para compreensão, do processo de ensino aprendizagem, para atender os obstáculos existentes, buscando sua dissolução. A aprendizagem entendida aqui como decorrente de uma construção, de um processo o qual implica em questionamentos, hipóteses, reformulações.  

Apoio Técnico Especializado

O apoio técnico especializado da APAE Novo Hamburgo tem por finalidade atuar junto as pessoas com deficiência intervindo sobre as dificuldades decorrentes da deficiência mental, avaliando, discutindo o caso de forma interdisciplinar, orientando pais e/ou responsáveis, realizando encaminhamentos necessários, reabilitando, atuando com o mesmo em sala de aula, grupos ou individualmente, além de assessorar a equipe pedagógica que atua com o indivíduo, seja ele aluno da Escola Especial de Novo Hamburgo ou incluído na rede regular de ensino.
O apoio técnico especializado é formado por profissionais de diversas áreas: psicopedagoga, estimuladora precoce, fonoaudióloga, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Psicologia

Auxilia os pacientes no seu processo de desenvolvimento, respeitando sua individualidade e compreendendo seus fenômenos psíquicos e comportamentais para construção de ações efetivas e facilitadoras, que visam mobilizar a equipe que atua com esse sujeito, assim como incentivar e engajar as famílias, ao qual a busca desenvolver o máximo de autonomia. Olhar para a garantia e promoção de direitos  empodeirando e assegurando a cidadania dos usuários e famílias.  Atua em atendimentos individuais e em grupos de todas as idades.